CAPS I e Departamento de Saúde de Paraibuna promoveram ação especial sobre o Setembro Amarelo
Objetivo da iniciativa foi conscientizar a sociedade sobre a importância da valorização da vida e de ajuda a quem sofre com ideações suicidas.
O Departamento Municipal de Saúde da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I “Jacyra Prado Gonçalves”, promoveu uma ação conjunta de conscientização sobre o Setembro Amarelo, na manhã desta quarta (27).
Segundo o CAPS do Município, o objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a importância da valorização da vida e a prevenção do suicídio. Neste ano, o tema escolhido para a campanha é "Um sopro pela vida, encha um coração de esperança”, que destaca a necessidade de buscar apoio e conversar sobre as dificuldades emocionais.
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Paraibuna, a assistente social Roseli Corrêa, explicou como surgiu a ideia do movimento. “Um dos nossos atendidos fez uma poesia sobre o Setembro Amarelo e sobre esperança e renascimento e nós resolvemos, então, aproveitar essa poesia para elaboramos um cartão por meio do qual inserimos a poema, os contatos do CAPS I e do Centro de Valorização da Vida (CVV), lugares para se buscar atendimento para quem está em situação de risco de suicídio. Esses cartões foram pintados e decorados nas oficinas do CAPS I com os pacientes atendidos pela instituição.”, conta.
Roseli Corrêa destacou os detalhes do envolvimento dos usuários do CAPS I na ação realizada no Centro da cidade. “Saímos do Centro de Saúde, depois de colocarmos dentro de cada bexiga sementes de girassol, que são referência da poesia a setembro, início da Primavera, abordando pessoas na UBS do Centro, nas ruas e nos comércios da cidade. Todas as pessoas abordadas gostaram da ideia e participaram também da campanha dando um sopro pela vida, e ajudaram a encher as bexigas, cada uma dando um pouco de si, entendendo que o nosso sopro dentro de um balão pode significar a vida e esperança de alguém”, afirma.
Para finalizar, a coordenadora do CAPS I, explicou que as bexigas com as mensagens foram fixadas no canteiro da rua Coronel Martins, próxima à Praça Antônio Nogueira Santos (Fonte Luminosa), Centro de Paraibuna. “A ideia é que as pessoas peguem essas bexigas e tenham acesso às mensagens descritas nelas. Se ninguém as pegar e as bexigas estourarem com o vento ou o sol, elas vão liberar as sementes de girassol que vão germinar nos canteiros e para quem levou a bexiga pra casa. Daqui um tempo, quem sabe, a gente vê um girassol por aí florescendo nos canteiros de Paraibuna através do plantio de uma ideia, que é plantar a esperança no coração das pessoas e, principalmente, ajudá-las para que se amem mais e saibam que são amadas.”
As atividades idealizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial I contaram com a participação de grupos de dependência química atendidos pela instituição paraibunense. Segundo o CAPS I, durante as atividades das Oficinas Terapêuticas, os usuários têm a oportunidade de expressar seus sentimentos e pensamentos por meio de desenhos e pinturas relacionados ao tema da campanha. Essas atividades terapêuticas ajudam os participantes a compartilhar suas experiências e a desenvolver estratégias para lidar com suas emoções.
SOBRE O CAPS I DO MUNICÍPIO
A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna mantém o Centro de Atenção Psicossocial, por meio do Departamento de Saúde. A instituição é referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros. O CAPS I integra à Rede Municipal de Saúde, garantindo qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos paraibunenses. A unidade funciona provisoriamente no Centro de Saúde de Paraibuna, mas estará em novo endereço, na Rua Major Santana, 153, Vila Modesto, a partir da segunda semana de outubro.
Além do atendimento presencial aos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial I de Paraibuna também conta com WhatsApp para melhor atendimento da população: (12) 9 8141-2453.
Para saber mais informações sobre o movimento Setembro Amarelo, acesse o site:
https://setembroamarelo.org.br/