Estância Turística de Paraibuna oferece diversas opções para prática de esportes de aventura no município

Cercada por montanhas, rios e uma bela represa formada por 204 ilhas, a Estância Turística de Paraibuna é uma ótima opção para quem ama viver momentos agradáveis na prática de esportes em meio a natureza, nesta aconchegante cidade conhecida como “Chão Caipira”, lema que se tornou marca registrada do município.
Após ter visitado Paraibuna e conhecido vários locais que poderiam ser explorados para prática do ecoturismo no município, o empresário Paulo Diego Silva de Souza resolveu investir aqui e trazer para cidade sua agência: Paraibuna Vertical Eco Aventuras, voltada para os praticantes de esportes, como: rapel, escalada, off road (trilhas de jipe), trekking, caiaque de passeio (individual e coletivo), e camping.
“Em 2013, tive a oportunidade de desbravar a natureza (Fauna e Flora) da então cidade de Paraibuna. Nesse contato com a natureza me deparei com um local repleto de rochas e montanhas, local próspero de águas, cachoeiras, rios e represa. Lugar, aliás, muito propício para atividades do segmento. Em conversas com nativos e vivência como morador por um período, identifiquei que a cidade é um diferencial dentro do nosso estado, acolhedora na sua essência”, ressalta Paulo Diego.
O empresário do ramo de ecoturismo ainda complementou sua fala, destacando: “Além da natureza exuberante, o acesso a cidade é estratégico, uma vez que Paraibuna está bem localizada na região do Vale do Paraíba, próxima à grande São Paulo e capital paulista, com deslocamento facilitado pelas rodovias dos Tamoios, Carvalho Pinto e Via Dutra, que viabilizam o acesso ao local”, afirma.
Atualmente, a agência de turismo e aventura utiliza em Paraibuna cinco falésias em atividade e outras quatro mapeadas para prática de Escalada e Rapel, são elas: Falésia dos Remédios (Bairro dos Remédios), Falésia da Boca e Falésia do Espírito Santo (Bairro do Espírito Santo), Falésia Chove não Molha (Bairro do Pinhal), e Bloco das Aranhas (região no Bairro do Espírito Santo).
Já os passeios em trilhas com jipe (off road) faz parte de uma rota turística de conhecimento da região com passagens por mirantes, cachoeiras, na represa de Paraibuna, incluindo pontos turísticos da cidade e atividades destinadas para o turismo rural.
Segundo informações da Paraibuna Vertical Eco Aventuras, a agência já recebeu em Paraibuna esportistas de várias regiões do estado e até mesmo um turista norte americano que veio à cidade especialmente para prática de escalada.
Ainda de acordo com a agência, o foco da empresa é investir na capacitação e treinamentos para moradores da própria cidade, por meio da formação de guias, gerando assim oportunidade de emprego no município, que terá como consequência positiva o crescimento e desenvolvimento turístico, social e econômico de Paraibuna.
As informações sobre as atividades desenvolvidas pela agência de ecoturismo de Paraibuna estão disponíveis no site da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, no ícone: Informações Turísticas e sub ícone: O que fazer.
NOTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TURISMO DE AVENTURA
Em notícia publicada no site do SEBRAE/SP, o Brasil oferece condições naturais para se posicionar como um dos principais destinos turísticos para aventura e ecoturismo no mundo.
Dadas suas características, o turismo de aventura e ecoturismo são importantes instrumentos na viabilização dos objetivos do Plano Nacional do Turismo, dos quais se destacam:
- Desenvolvimento do produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais;
- Diversificação da oferta turística;
- Aumento da inserção competitiva do produto turístico no mercado internacional;
- Ampliação do consumo do produto turístico no mercado nacional;
- Aumento da taxa de permanência e gasto médio do turista.
Veja matéria de destaque sobre a importância do ecoturismo para economia brasileira, acessando o link:
Fotos: Paraibuna Vertical Eco Aventuras