Coleta de lixo: Prefeitura de Paraibuna reforça orientação a população sobre o descarte correto de vidro
Ação é muito importante para evitar acidentes e garantir a segurança dos coletores.

Por meio deste comunicado importante aos paraibunenses, o Governo Municipal orienta os munícipes sobre os cuidados na hora de descartar vidros e outros materiais cortantes e não os deixar misturados com o lixo comum.
Os cacos de vidro, produzidos pela quebra de copos e garrafas no ambiente doméstico, por exemplo, são altamente cortantes. Esse tipo de material, quando manuseado de maneira incorreta, pode causar uma série de acidentes. Logo, precisa ser descartado de maneira consciente.
Uma moradora do bairro do São Guido chegou a se ferir com um corte no pé depois de varrer um saco de lixo que estava esparramado em frente à sua casa, contendo cacos de vidro armazenados de forma incorreta.
Como o objetivo de ajudar a prevenir esse tipo de acidente tanto com os moradores, em especial também com os servidores públicos responsáveis pela coleta do lixo, a Prefeitura de Paraibuna pede a população que faça o descarte correto e coloque os vidros em embalagens mais seguras, como por exemplo, em caixas de leite, caixas de papelão ou embrulhados em jornais e – preferencialmente – com um aviso aos coletores: “Contém vidro” ou “Cuidado, vidro”, isso ajudará os coletores a identificar o material e reduzir riscos de cortes.
O professor de enfermagem de Paraibuna, Rodrigo Goulart, seguiu o bom exemplo em deixar uma mensagem aos coletores, alertando-os sobre uma embalagem com vidro, que ele havia colocado antes do caminhão da coleta passar. Ele chegou a fazer uma postagem na internet para servir de aviso e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Segundo o Governo Municipal, evitar o contato direto do vidro com os sacos plásticos, além de ser uma atitude mais prudente por parte da população, é uma forma inteligente de respeitar o trabalho dos coletores e ajudá-los a se prevenir contra possíveis acidentes, contribuindo para a segurança desses funcionários que são essenciais na limpeza pública da nossa cidade, assim como dos coletores de material reciclável.