Mais de 1600 animais já foram beneficiados na Campanha de Castração Gratuita de Cães e Gatos em Paraibuna

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou no último sábado (23), no ginásio poliesportivo municipal Monsenhor Benedito Mário Calazans, Centro da cidade, a quarta etapa da campanha de castração gratuita de cães e gatos, que atendeu desta vez 182 animais da cidade e de bairros da zona rural de Paraibuna.

Os procedimentos para as castrações aconteceram sob a responsabilidade da Patas de Ouro Comércio de Produtos Veterinários LTDA, empresa contratada pela Prefeitura para a realização das castrações, assim como o RGA - "Registro Geral Animal" – microchipagem implantada nos animais.

Segundo a munícipe Jusilaine Neves, moradora do Centro de Paraibuna, ela ressaltou o alívio de ter castrado sua cachorra Meg Lerry. “Estou muito feliz com essa campanha oferecida pela Prefeitura, que está de parabéns em proporcionar essas castrações gratuitas à população, pois muitas pessoas não têm condições de pagar uma cirurgia numa clínica particular, é um grande benefício tanto para os donos de cães e gatos, como também para a saúde dos nossos animais de estimação”, destaca.

De acordo com relatório completo de todas as castrações realizadas no contrato com a empresa Patas de Ouro (desde abril de 2022), a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna já atendeu o total de 1662 animais, sendo 291 machos caninos e 742 fêmeas caninas, e 193 machos felinos e 436 fêmeas felinas, em ações realizadas nos seguintes locais: 06 campanhas no Centro de Paraibuna, e outras três em bairros da zona rural do município: 01 no bairro do Cedro, 01 no São Germano e 01 no Espírito Santo.

O Prefeito Victor Miranda agradeceu o trabalho dos servidores municipais e de todas as pessoas envolvidas na campanha em benefício da saúde animal em Paraibuna. “A equipe do nosso Departamento de Agricultura e Meio Ambiente está de parabéns pelos trabalhos realizados, assim também como os profissionais da Patas de Ouro, as protetoras e voluntários envolvidos nas ações promovidas pela Prefeitura para uma melhor qualidade de vida dos nossos animais”, ressalta.

O Chefe do Executivo agradeceu, também, o importante trabalho da nova médica veterinária de Paraibuna, Claudinéia Lopes, responsável pelo Setor de Controle Animal do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Município. “Quero dar às boas-vindas à servidora pública municipal concursada da Prefeitura, a Claudinéia, que já está com a gente há um mês colocando em prática seus conhecimentos técnicos e prestando toda assistência necessária em favor da população canina e felina de Paraibuna”.

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO E MICROCHIPAGEM

A castração é considerada o meio mais eficaz para a redução populacional de animais que vivem nas ruas. Além disso, reduz consideravelmente as possibilidades de o animal apresentar diversas doenças, como o câncer de mama, infecção urinária e doenças sexualmente transmissíveis. Também pode auxiliar no controle da agressividade, demarcação de território e fugas.

Já a microchipagem é um procedimento indolor para aplicação subcutânea de um dispositivo minúsculo. O microchip garante o registro de todos os dados do animal, como idade, condições de saúde, identificação do tutor e demais informações que se façam necessárias. A medida é eficaz contra o abandono de animais, garante a segurança de gatos e cães que possam estar perdidos e fornece todas as informações de saúde do animal para o melhor cuidado veterinário.

Fotos: campanhas de castração realizadas pelo Governo Municipal no Centro e nos bairros do Cedro, Espírito Santo e São Germano.

Clique aqui para ver o relatório completo das campanhas de castração gratuitas promovidas no município.