Momento histórico! Paraibuna está a um passo de entrar para o seleto grupo de Estâncias Turísticas de SP

O dia 1º de dezembro de 2021 será sempre lembrado como uma data mais que especial pela população paraibunense, digno até mesmo de se tornar “feriado municipal” na cidade, afinal de contas, foi justamente hoje (01/12), que o nosso município recebeu a notícia da APROVAÇÃO do Projeto de Lei Nº 582 do Governo do Estado, que inclui Paraibuna no seleto grupo de estâncias turísticas do estado de São Paulo. Agora, só falta o projeto ser sancionado pelo Governador João Dória para se tornar lei.

“Esta é uma notícia histórica para nossa cidade, por isso, quero compartilhar com todos os paraibunenses minha imensa alegria em anunciar que demos mais um grande e importante passo para tornar nossa cidade estância turística. Quero agradecer a todos os deputados e deputadas da ALESP, que nos receberam em seus gabinetes e entenderam que Paraibuna fez a lição de casa e merecia se tornar estância. Quero também, em especial, agradecer a todos os paraibunenses que se empenharam lá no passado e no presente, por todo trabalho realizado, como a elaboração do nosso Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna e suas respectivas revisões, dentre outras tantas ações executadas com muita eficiência e dedicação por todas as pessoas envolvidas nesta grande conquista! Parabéns, paraibunenses! Comemorem muito, esse título é nosso!”, enfatiza o prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda.   

O chefe do Poder Executivo Municipal destacou ainda: “Com esse título de estância turística, nós vamos garantir mais projetos, obras e renda para o futuro da nossa cidade e da população paraibunense. O turismo gera emprego e gera renda, então não é apenas um título, é mais investimento que virá para o nosso município para termos mais infraestrutura turística e, assim, recebermos cada vez melhor os turistas, gerando emprego e renda às pessoas, um enorme ganho para o fortalecimento turístico e econômico de Paraibuna”, complementa.

Hoje, como MIT, a cidade recebe cerca de R$600 mil por ano para serem investidos exclusivamente em obras de infraestrutura turística; com o título de Estância Turística garantido automaticamente o município estará habilitado a receber cerca de R$3 milhões, um ganho extraordinário em prol do turismo paraibunense.

Segundo o Governo Municipal, é importante destacar que Paraibuna cumpriu todos os requisitos exigidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, conquistando – inclusive – o primeiro lugar na classificação entre às 140 cidades que são MIT (Município de Interesse Turístico) para ser elevada à categoria de estância turística, de acordo com o PL 582 do Poder Executivo Estadual.    

Esse título de estância turística é um feito inédito conquistado pela nossa cidade, afinal, dos 645 municípios paulistas, apenas 70 são estância turística, um reconhecimento de grande notoriedade que tornará Paraibuna ainda mais conhecida em todo o estado de São Paulo como rota de destaque do turismo paulista.

De acordo com a Gestão Municipal, Paraibuna só foi classificada ao patamar de Estância Turística pelo Governo Paulista por atender os requisitos exigidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que considerou aspectos relevantes, dentre os quais, destacam-se:

  • As belezas naturais e atrativos culturais do município;
  • A elaboração e execução do PLANO DIRETOR DE TURISMO SUSTENTÁVEL DE PARAIBUNA, que já foi inclusive revisado recentemente - projeto de suma importância desenvolvido pelo Governo Municipal, por meio do seu Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e a sociedade civil organizada;
  • A inauguração e operação da EPAR (Estação Produtora de Água de Reuso “José Toledo Diniz”), viabilizada pela CAEPA - Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna, em parceria com o Governo Municipal, visando o tratamento de esgoto na cidade, que muito tem contribuído para garantir uma melhor qualidade de vida aos paraibunenses e turistas;
  • O fato de Paraibuna ter SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência);
  • A aplicação correta e transparente dos recursos do MIT (Município de Interesse Turístico) disponibilizados à Paraibuna para execução de duas importantes obras na área do turismo: a construção do PORTAL TURÍSTICO DA CIDADE e do DECK NA AV. DR. CARLOS GUIMARÃES (BEIRA RIO), que se tornaram grandes cartões postais de Paraibuna, deixando nossa cidade com um visual bem mais bonito e agradável.

Ainda de acordo com o Governo Municipal, é muito importante também relacionar outros pontos positivos que ajudaram a qualificar ainda mais Paraibuna ao título de Estância Turística: termos um CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO (COMTUR) SEMPRE ATUANTE E PARTICIPATIVO, seja na idealização ou apoio em projetos turísticos em prol da nossa cidade; MONUMENTOS HISTÓRICOS E TURÍSTICOS muito apreciados por moradores e visitantes, como a belíssima IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO; os CASARÕES COLONIAIS; MERCADÃO MUNICIPAL; as NOVAS PRAÇAS DA CIDADE, que oferecem melhor acessibilidade aos moradores e visitantes, entre elas a BICA D’ÁGUA e a Praça Antonio Nogueira Santos, que abriga a FONTE LUMINOSA – monumento turístico que ganhou cara nova após a restauração realizada pela gestão do prefeito Vitão Miranda; eventos tradicionais e de grande sucesso, como o “MILHOFOLIA” – CARNAVAL DE RUA E PAMONHADA DO LAR VICENTINO DE PARAIBUNA); FESTA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE e a FEIRA DE TURISMO “JOSÉ BENEDICTO VILHENA”, dentre outros atrativos turísticos, culturais, religiosos e naturais da nossa amada e querida “PARAIBUNA CHÃO CAIPIRA”.