Profissionais da área da Educação de Paraibuna receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Profissionais da área da Educação de Paraibuna receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19
A Prefeitura de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realizou a aplicação da primeira dose do imunizante Coronavac para cerca de 200 profissionais das redes municipal e estadual de ensino e escolas privadas do município, na manhã desta terça (13), no Centro Municipal de Saúde.
 
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, o governo do estado de São Paulo incluiu no grupo prioritário os profissionais da educação com mais de 47 anos de idade.
 
Estão incluídos na categoria: auxiliar de serviços gerais, cuidador, diretor e vice-diretor de escola, supervisor de ensino, inspetor de alunos, merendeira, faxineira, professor coordenador pedagógico, professor de educação básica (anos iniciais, finais, Ensino Médio e Educação Infantil, secretário de escola, supervisor de ensino.
 
A diretora da EMEIEF Otacília Domingues, no bairro do Comércio, Célia Maria de Carvalho Prado (Celinha) comentou a emoção de ter recebido a primeira dose da imunização contra a doença. “Este é um momento histórico de poder tomar uma vacina que representa a dose da esperança de um mundo melhor diante do que estamos vivendo”.
 
Celinha ainda ressaltou: “Se a gente tem uma previsão de retorno às aulas presenciais isto também é uma forma – imunizando esses profissionais – de proteger nossas crianças e nossas famílias; apesar da vacina não ser para os menores de qualquer maneira a gente atinge eles também, por isso, a imunização dos profissionais da Educação é muito importante e nos permitirá ter uma volta mais segura ao ambiente escolar”, acredita.
 
Segundo o Departamento Municipal de Saúde, a previsão é que a segunda dose do imunizante seja aplicada nos professores e profissionais da Educação, na faixa etária acima de 47 anos, no dia 07 de maio.
 
VACINA CONTRA A FOME
 
O Governo Municipal, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade do Município e do Departamento Municipal de Assistência Social, conta com a colaboração dos paraibunenses que estão recebendo a vacina contra Covid-19 para que doem alimentos não perecíveis às famílias em situação de vulnerabilidade social de Paraibuna, ainda mais nesse momento difícil de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
 
Para ajudar basta levar – quem puder – no Centro de Saúde, onde tem acontecido a vacinação, 1 kg de alimento não perecível e, se possível também, produtos de limpeza e higiene pessoal que serão revertidos em cestas básicas e distribuídos para famílias mais necessitadas do município.
 
Segundo o Departamento Municipal de Assistência Social de Paraibuna, é importante esclarecer que as pessoas não são obrigadas a doarem o alimento para serem vacinadas, isto não é uma condicionante para a imunização da população. A ajuda é voluntária, portanto, tanto os idosos como pessoas de outras faixas etárias que forem receber a vacina contribuirão somente se puderem.