Paraibunenses se divertiram nas atividades gratuitas do Circuito Sesc de Artes, no último sábado (31)
A Estância Turística de Paraibuna foi palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025. Promovido pelo Sesc de São José dos Campos – com o apoio da Prefeitura, da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, de sindicatos do comércio de bens e serviços e turismo –, o evento aconteceu no sábado (31/05), na praça da Matriz e no Calçadão, Centro da cidade.
Das 16h às 20h, munícipes de diferentes faixas etárias se divertiram em diversas atividades gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.
A programação do Sesc em Paraibuna contou com a participação do grupo Vagalume Brinquedos, de Sorocaba (SP), com a oficina Brinquedos de Tronquinhos; Mostra de Realidade Virtual – Sonhos; Debonde Cia. de Dança, do Rio de Janeiro; Amigos de Sacis e outros Encantados (Literatura); Banda Sianinhas, de São Luiz do Paraitinga (SP), formada exclusivamente por mulheres; DJ Murilo Martins, do Rio de Janeiro; Mostra de Saberes Regionais com peças artesanais de entalhe em madeira, cestaria de cipó, bonecas de pano, crochê, entre outras.
A Diretora-presidente da Fundação Cultural de Paraibuna, Shirlaine Fermiano, ressalta a parceria com o Sesc São José dos Campos para realização do evento na cidade. “O Circuito Sesc de Artes traz inúmeros benefícios para o nosso município, como o estímulo à cultura local, a promoção da diversidade e da representatividade, a oferta de atividades culturais gratuitas para a população e a promoção de lazer, direito social garantido pela Constituição Federal.
Shirlaine complementou, destacando. “Além disso, o Circuito fortalece o papel da cultura como agente transformador nos territórios. A Fundação Cultural sempre recebe com muita alegria e gratidão as atividades do Circuito Sesc de Artes, pois tratando-se de atividades gratuitas, democratizamos o acesso à cultura e permitimos que a população de todas as classes sociais possa vivenciar experiências artísticas, além de contribuir para a divulgação do nome da cidade e a valorização do seu patrimônio cultural”.