Projeto “Planeta Água em Cena 4” divertiu alunos da EMEF Irmã Zoé e EMEIEF do Bairro do Itapeva
Peça teatral, patrocinada pela Caepa, destacou a importância da água para a vida.
Na última segunda-feira (24), 750 alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental “EMEF Irmã Irene Alves Lopes – Irmã Zoé, e da “EMEIEF Rosa de Moura Faria”, no bairro do Itapeva, participaram do projeto educativo “Planeta Água em Cena 4”, peça teatral encenada na Escola Irmã Zoé.
O projeto – patrocinado pela Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) – teve como objetivo incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil por meio de arte e literatura, na encenação de uma peça que conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.
As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” aconteceram em quatro sessões, duas no período da manhã, às 8h e 10h30, e outras duas no período da tarde, às 13h30 e 16h30. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa e convida os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.
Segundo a diretora da EMEF Irmã Zoé, Mara Gilberta Bitencourt Sales Gaia, o projeto trouxe um grande aprendizado aos alunos. “A água é sem dúvida um assunto de suma importância para o conhecimento das crianças, coincidentemente a gente vem trabalhando esse conteúdo em sala de aula. Importante destacar a maneira como a equipe do teatro aborda as questões relacionadas a água, de forma bem dinâmica e descontraída, e musical também que entretêm os alunos.”, salienta.
Mara parabenizou a Caepa pela iniciativa. “Parcerias como esta junto à empresa Caepa enriquece muito no sentido de ajudar a ampliar os conhecimentos dos nossos alunos, além de ser um entretenimento que as crianças sempre gostam.”, complementa.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Em 15 de outubro, é comemorado o Dia do Consumo Consciente em todo o Brasil, data instituída em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que o consumo excessivo dos recursos naturais causa, e alertar os consumidores para fazerem escolhas mais sustentáveis, evitando o desperdício de água e energia.
A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.
‘Planeta Água em Cena 4’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Paraibuna conta com patrocínio da GS Inima – Enorsul, grupo que reúne um conglomerado de empresas, dentre elas a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna.
SOBRE A CAEPA: Desde 2015, a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) e´ responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do munícipio paulista de Paraibuna, no Vale do Paraíba.
Contratada pelo prazo de 30 anos para atender a população de cerca de 18 mil habitantes, a CAEPA e´ controlada pela GS Inima Brasil e pela Enersul Saneamento. Desde que assumiu os serviços de saneamento básico de Paraibuna, a empresa tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade, que incluiu a substituição da rede no Centro de Paraibuna com mais de 60 anos, e na construção do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos já´ realizados a CAEPA reduziu as perdas de água tratada no munícipio de 60 para 31%.
SOBRE O MINISTÉRIO DO TURISMO: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Mais informações sobre o Projeto, acesse o link:
https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_63_0_1_21102022130451.pdf
Fonte: CAEPA / Vira Comunicação e Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna.