Saúde do homem: Ibhases promoveu ações de prevenção ao câncer de próstata na UPA de Paraibuna

Objetivo da iniciativa foi incentivar o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis para melhoria da saúde e da qualidade de vida dos homens.

Saúde do homem: Ibhases promoveu ações de prevenção ao câncer de próstata na UPA de Paraibuna

Durante o mês de novembro, a Associação de Assistência Social e Educacional Liberdade (IBHASES), gestora da Unidade de Pronto de Atendimento – UPA Municipal da Estância Turística de Paraibuna, promoveu ações educativas de prevenção ao câncer de próstata para conscientizar o público masculino do município sobre a importância do “Novembro Azul”.

Segundo a coordenadora administrativa do Ibhases, Camila Vilela, o novembro azul ainda é um assunto delicado para muitos homens. “Existem muitos tabus que envolvem a doença e sua prevenção, por isso é fundamental reforçarmos a importância da prevenção e a disseminação de informações sobre o tema”.

Com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre o assunto, foi disponibilizado um mural no interior da UPA, com a frase: “Seja o herói da sua saúde!”, com uma imagem ilustrativa do Superman que chamou a atenção de todos, incluindo vários QR Codes, por meio dos quais foi possível as pessoas terem acesso a informações e esclarecimentos sobre a doença, formas de prevenção e tratamento.

Camila Vilela destacou a importância da iniciativa. “Uma campanha pode incentivar os homens a fazerem os exames, mudarem hábitos, rotinas e a conhecerem o seu corpo”.

Realizado todos os anos no país, o Novembro Azul é uma campanha que incentiva o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis para melhora da saúde e, consequentemente, da qualidade de vida dos homens.

Sobre o Câncer de Próstata

O tumor maligno de próstata representa 10,2% do total de tumores incidentes no país, ficando em terceiro lugar, atrás apenas do câncer de pele (31,3% do total de casos) e de mama feminina (10,5%), de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda segundo o instituto, há estimativa de 72 mil novos casos por ano, no Brasil.

O processo de diagnóstico envolve conhecer a história clínica dos pacientes, avaliação dos sinais e sintomas tais como dificuldade de urinar, diminuição do jato da urina, sangue na urina, histórico pregresso da doença na família e a partir destes dados iniciar investigação diagnóstica, que compreende consultas clínicas, exames laboratoriais, exames de imagem e consultas especializadas se necessário. A orientação é que o usuário procure sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para que o profissional de saúde possa fazer a orientação caso a caso.

Com o diagnóstico precoce, a taxa de cura do câncer de próstata chega a mais de 90%, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o que demonstra a necessidade de os pacientes do sexo masculino refletirem melhor sobre o assunto, adotando práticas preventivas que possam impactar positivamente na qualidade e na longevidade de suas vidas.

Fotos: IBHASES - Divulgação