Testes com sirenes do sistema de segurança de barragens da CESP em Paraibuna é destaque na TV Vanguarda
Objetivo é orientar os munícipes e aumentar a segurança da população. No ano que vem, uma simulação de fuga será realizada com os moradores.

Uma equipe de reportagem da TV Vanguarda – afiliada da Rede Globo na RMVale esteve na Estância Turística de Paraibuna, nesta quarta-feira (13), para falar sobre o início dos testes sonoros do sistema de notificação emergencial implantado para o município, que faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Paraibuna (UHE Paraibuna).
O repórter Pedro Melo entrevistou o Gerente de Segurança de Barragens da CESP, Ovídio Santos Júnior, e o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente e da Defesa Civil de Paraibuna, Danilo Caneppele. O objetivo das entrevistas foi tranquilizar a população e esclarecer que as barragens do reservatório da CESP no município são seguras e que os testes do sistema sonoro são para reforçar a segurança dos munícipes e visitantes.
A matéria teve grande repercussão na afiliada da Globo na região, inclusive tendo sido exibida ao vivo no Bom Dia Vanguarda e no telejornal do meio-dia, Link Vanguarda. Confira os vídeos, acessando os links abaixo:
https://globoplay.globo.com/v/12190880/ https://globoplay.globo.com/v/12191801/
Nesta quinta-feira (14), uma equipe de jornalismo da TV Canção Nova também estará em Paraibuna para gravar reportagem sobre o assunto.
INSTALAÇÃO DAS SIRENES
As sirenes foram instaladas nas áreas próximas à barragem, com vista a garantir que, numa eventual necessidade de evacuação, qualquer indivíduo que esteja localizado na área ouça o alarme para deslocamento. A estratégia se complementa com a orientação das placas de sinalização de rotas de fuga, que guiarão para pontos seguros.
A instalação das placas em Paraibuna ocorreu em novembro, e, a das sirenes, se consolidará este mês, após o término dos testes sonoros. Esta ação está prevista na Lei Federal de Barragens e tem foco na prevenção e segurança das comunidades residentes perto do empreendimento.
TESTES DAS SIRENES
As 10 sirenes previstas no PAE estão instaladas na região da chamada Zona de autossalvamento (ZAS) do município, e durante os testes irão veicular o seguinte aviso: “Atenção. Este é um teste da sirene do sistema de alerta da barragem. Mantenha a calma e continue suas atividades normalmente. Atenção. Este é um teste da sirene do sistema de alerta da barragem. A barragem está segura.”.
A mensagem será repetida por 3 vezes, seguida pelo acionamento do toque da sirene, que terá duração de 30 segundos. Nos dias 13 e 14 equipes técnicas estarão nas proximidades do Rio Paraíba do Sul para acompanhar a atividade conferindo os dados. Os testes poderão ocorrer durante a manhã ou tarde, das 08h às 18h e o som poderá ser ouvido nas margens do rio.
As torres ficam em áreas próximas da barragem e de regiões do rio Paraíba do Sul. Elas foram colocadas em posições estratégicas, conforme alinhamento da Cesp com a Defesa Civil de Paraibuna.
O período de testes segue até sexta-feira (15). Até lá, os moradores de Paraibuna - principalmente os que moram perto da usina hidrelétrica - poderão escutar o som do alerta, que alcança oito quilômetros.
Além das 10 sirenes, o plano conta com 167 placas de rotas de fuga e 23 placas de pontos de encontro, caso haja necessidade de os moradores deixarem o local com urgência.
A ação tem como objetivo aumentar a segurança da população. No ano que vem, uma simulação de fuga será realizada com os moradores e informada amplamente pela CESP, em conjunto com a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna e a Defesa Civil Municipal.
A medida segue uma legislação que prevê um plano de ação para emergências. Os equipamentos foram instalados em novembro deste ano, após três anos de estudos.